A etimologia do termo tecnologia traz em si a combinação entre as palavras gregas techné e logos. A primeira traz a ideia de técnica, arte, ofício. A segunda, a ideia de razão, argumento. Daí, infere-se que ela (tecnologia) seja todo conhecimento que se tem, adquire ou desenvolve sobre alguma técnica ou ofício: a arte do fazer com a sabedoria adequada. E desde que os gregos começaram a se jogar ao mar para conquistar povos além e acessar novos territórios, bens, pessoas e histórias, que as técnicas náuticas proporcionaram melhorias consideráveis nos empreendimentos arquitetônicos, militares, políticos, sociais e também artísticos.

As duas últimas décadas deste século vêm apresentando um avanço vertiginoso ao acesso à informação sobre os mais diferentes assuntos. No início, isto se deu através da Internet e, mais recentemente, as redes sociais ampliaram ainda mais o fenômeno informacional. Tudo isso modificou completamente a forma como os indivíduos passaram a perceber qualidade nos serviços e produtos consumidos por eles, pois a quantidade de referências aumentou e as concorrências de menor porte encontraram viabilidade de se expandir com menor custo.

Hoje em dia, toda empresa grande ou pequena se utiliza de alguma ferramenta tecnológica para sobreviver no (e ao) mercado. Por mais que uma companhia ainda adote métodos tradicionais de administração, a Internet, por exemplo, é, na grande maioria dos casos, um recurso sem o qual ela não resistiria de pé.

 

 

O diferencial nos dias atuais

 

 

  Para além das questões que envolvem acesso, rapidez, dinâmica e produtividade, a tecnologia hoje traz consigo uma gama de atributos para as corporações que as possibilita acompanhar novas tendências mercadológicas. Elas envolvem sustentabilidade, responsabilidade social e inovação, que fazem os negócios moldarem cada vez mais identidades para si, tornando-se mais presente no consciente e até no inconsciente do público consumidor.

Com o surgimento de novos nichos (como a de criação de aplicativos) e a modernização de antigas áreas (compare o que era o marketing há 30 anos e o que ele é hoje), o investimento em pesquisa e desenvolvimento é uma prova de como a tecnologia vem ajudando a sedimentar marcas ao redor do globo.

No entanto, atualmente, uma empresa que se limita a pensar que seus investimentos em recursos tecnológicos devem se voltar apenas para o público consumidor está perdendo espaço para a concorrente que entende que sua metodologia de gestão deve também se renovar. Gerir recursos, pessoas e informação (dados) envolve cada vez mais planejamento apurado. Sobretudo em um mercado que reinventa a todo momento seu modus operandi, justamente, pelo aumento do alcance às tecnologias disponíveis, que pipocam quase diariamente e reformulam as demandas.

 

 

Dentro da empresa

 

 

Desta maneira, é essencial que toda companhia, independente do nicho onde atua, procure se atualizar sobre os recursos mais novos que facilitam a interação entre clientes, funcionários e colaboradores. E, na era digital, preferencialmente, integrando os setores, de modo que haja mais transparência durante o processo produtivo e um diálogo mais engajado e eficaz entre as partes componentes da jornada do serviço/produto (desde sua idealização até a entrega).

Como se viu, a tecnologia na época da informação vem cada vez mais sendo utilizada não só sob a ótica operacional. Mas vem sendo crucial na hora da tomada de decisões, por proporcionar precisão de dados e de comunicação. Grande parte dos gestores já perceberam a vantagem, hoje em dia, de se investir em plataformas ou aplicativos exclusivos, criados especificamente para a rotina do seu negócio.

Em um mercado, cuja tecnologia expande cada vez mais as possibilidades de gestão de recursos, de relacionamento com os clientes, de armazenamento de informações (as chamadas nuvens) e exige cada vez mais contundência na identidade de uma marca, é imprescindível se pensar exclusividade e aprimoramento tecnológico não só para as demandas externas. Mas também para as internas.

A CentralSystem é especializada em sistemas de gestão de equipes para empresas e atua em diversos setores, da logística ao agronegócio. Os aplicativos criados e as plataformas desenvolvidas pela CentralSystem integram mobile e PC. Acesse nosso site e conheça nossas tecnologias!