Em 2007 após o surgimento do primeiro Iphone, houve uma grande mudança no comportamento da sociedade. A invenção do smartphone trouxe uma quantidade enorme de ferramentas instantâneas para o nosso dia a dia. Com o “boom” dos aplicativos e de suas inovações, todas as relações de serviço e trabalho mudaram. Pouco mais de dez anos atrás, ninguém imaginaria que aplicações de celular como Uber, Airbnb e o whatsapp moldariam nossa sociedade e fariam parte integrante do mercado de trabalho.

Esta popularização dos aplicativos motivou incontáveis pessoas pelo mundo a projetar seus próprios softwares como forma de negócio. Dentro da imensa quantidade de nichos criados, muitos apps são desenvolvidas especificamente para serem usados no ambiente de trabalho, possuindo versões mobile e versões adaptadas para computador.

 

Aproximando o contato.

 

O popular serviço de mensagem Whatsapp, lançou em 2018 uma versão business, criada com o intuito de facilitar a comunicação com o cliente. Esta versão possui inúmeras

ferramentas feitas para facilitar o gerenciamento do contato com o consumidor, e já possui milhões de contas em todo mundo. Segundo BookMyShow, empresa indiana direcionada para a venda de ingressos, 98% de seus consumidores preferem ser contactados via Whatsapp. Somente outros 2% preferem o contato por email e sms.

Encurtar o distanciamento entre as partes é essencial para se obter uma melhor relação com os clientes. E isto pode melhorar a percepção e recepção de sua marca.

 

Uso interno como facilitador.

 

Além do uso como forma de aproximar a relação da empresa com o público externo, seja por comunicação direta, seja por veiculação de propaganda, como nas redes sociais, diversos apps são feitos com o objetivo de aprimorar a gestão e a interação entre os colaboradores da empresa. Exemplos disso são o “Trello”, um gerenciador de tarefas e organizador transparente das etapas dos processos e o “Grammarly”, que oferece correção gramatical durante a confecção de textos (por enquanto esta plataforma só está disponível para a língua inglesa). Há exemplos, ainda, de apps sociais utilizados pelas companhias para proporcionar ambientes virtuais de discussões pertinentes ao trabalho, como o próprio Whatsapp.

Como se vê, cada vez mais os aplicativos, corporativos ou não, estão sendo inseridos no cotidiano institucional como ferramentas poderosas para uma boa comunicação interna. Você pode saber mais sobre como grandes negócios vem aprimorando formas de gerenciar e integrar seu público interno, clicando aqui.

Atualmente, até sistemas de gestão empresarial possuem formatos adaptados para o mobile. O máximo de praticidade e informação na palma das mãos possibilita tomadas de decisão mais velozes e ajuda a otimizar todo o processo produtivo. A CentralSystem é especializada em sistemas de gestão para empresas e atua em diversos setores, da logística ao agronegócio. Os aplicativos criados e as plataformas desenvolvidas pela CentralSystem são todos integrados. Acesse nosso site, conheça nossos produtos e entre em contato sobre suas demandas!