Quando se fala em prospectar consumidores para os seus produtos, as empresas investem em propaganda e marketing sem pestanejar. Mas muitas vezes desconhecem um princípio básico gerido pela área de relações públicas, que deveria ser o coração das corporações: a comunicação interna. A equipe de uma empresa (seu staff e colaboradores) se constitui em um público tão importante para ela quanto seus clientes. Até porque sem uma equipe, a empresa não atrai estes tais clientes. Ou, pelo menos, não consegue retê-los devidamente.

Em alta hoje no mercado, o investimento numa comunicação interna inteligente e estratégica passa a ser diferencial em qualquer tipo de negócio. Uma boa comunicação entre funcionários otimiza a produção, reduz o possível surgimento de erros e evita que a relação entre as partes seja afetada, isto é, impede que o “ruído” interfira na informação passada entre os envolvidos na produção.

Aquilo que na comunicação se conhece como “ruído” é o que possibilita o surgimento de falhas interpretativas e, com isso, erros que danificam o ecossistema do negócio, tanto no viés produtivo como no relacional.

 

 

Como funciona a comunicação interna?

 

 

A gestão da comunicação interna acontece a partir da união das ações realizadas pelos funcionários e do alinhamento de toda a equipe, diante das decisões tomadas pela gerência. Assim, o público interno da empresa se situa das partes dos processos como um todo, se integra e sintoniza seu trabalho. Normalmente, os dois níveis de comunicação interna são o vertical (do patrão ao funcionário) e o horizontal (trocada entre aqueles estabelecidos na mesma hierarquia).

Estas ações são de extrema importância também para que a missão, a visão e os valores da corporação passem por toda a estrutura de colaboradores, o que é essencial para uma boa comunicação interna e externa. Isto quer dizer que, para o consumidor final, haverá um discurso alinhavado entre todos os setores da companhia, porque todos os setores estarão cientes do processo.

Um staff mais unido e integrado produz mais e, conseqüentemente, rende um lucro maior. Sem falar que o clima organizacional tende a melhorar, pois há um estímulo entre os funcionários para que troquem mais, possibilitando um maior entendimento entre as pessoas. Por isso, para se criar um ambiente mais saudável, geralmente se recomenda a comunicação em nível horizontal em todo processo produtivo.

 

Cuidado com a troca comunicativa entre os setores.

 

 

Um grande desafio para qualquer empresa é a organização das informações. Em muitos casos, a comunicação entre os colaboradores de setores distintos pode gerar intercorrências na gestão da informação. Quando se trata da comunicação entre um colaborador externo e o back office, a mensagem pode chegar truncada, pois a velocidade em que os dados são trocados pode gerar interferência e afetar o todo.

É comum encontrar nas empresas sistemas que facilitam a troca de dados entre os setores, não importa a área de serviço prestada: do agronegócio à auditoria. Por isso, a CentralSystem, especialista no serviço de sistemas em geral, desenvolveu a plataforma mais eficaz de comunicação entre os funcionários que estão em campo (técnicos, promotores, vendedores) e a organização.  Focada na otimização dos processos em empresas, a CentralSystem tem sempre a melhor solução para aprimorar qualquer negócio e elevar o seu padrão de produtividade. Visite o nosso site e entre em contato conosco, para saber mais sobre nossa gestão inteligente de comunicação com equipes externas.