A gestão eficiente da frota de uma empresa exige um olhar atento para o controle de inúmeras operações. Muitas empresas que possuem sua própria frota ou alugam esses serviços, tem procurado um diferencial competitivo com o intuito de ir além da redução de custo, incrementando o processo e garantindo uma boa integração entre as áreas. Segundo o estudo realizado pelo Grupo AutoVistoria, mais de 40% das empresas do setor de logística ainda usam planilhas como principal ferramenta na hora de contratar autônomos, e 23%­­ das transportadoras não usam nenhuma aplicação TMS –  Transportation Management System (Sistema de Gerenciamento de Transportes), para gerenciar as demandas de fretes. E mais: 25% dos donos, sócios e CEOs das empresas pesquisadas não sabem quais ferramentas estão sendo usadas dentro das próprias empresas. Aproximadamente 400 pessoas participaram da pesquisa. Desses, 70% – sócios, donos, CEOs, diretores ou gerentes das empresas transportadoras – tiveram como principal objetivo entender o comportamento, atitudes, motivações e perspectivas deste setor em todo território nacional. Uma grande preocupação dos empresários do setor de logística é a seguinte: se as empresas não evoluírem para uma gestão inteligente, através de um excelente TMS, (Transportation Management System) ou Sistema de Gerenciamento de Transporte e continuarem lançando seus planejamentos em planilhas de excel, possivelmente perderão mercado para concorrência neste ano de 2019.PUBLICIDADE Por isso a Central System, empresa de tecnologia, mostra em detalhes quatro passos fundamentais que podem impulsionar as logística por meio de uma gestão Inteligente:

 

 

1- Controle de Pátio

 

Um eficiente controle de fluxo de caminhões, gera ganhos representativos nas operações logísticas, além de aumentar a eficiência e rapidez, permitindo que haja planejamento para ajustar e identificar gaps de melhoria na operação. O sistema de solução de controle de pátio, permite que os operadores alertem imediatamente os motoristas que estão em espera em seus caminhões no pátio. De maneira ativa, o sistema cria alertas indicando para qual doca o caminhão deverá ir. Através de painel de alertas, é possível ver em tempo real onde se encontra cada veículo no pátio.

 

Principais benefícios:

 

  • Reduz atrasos por falta da presença do motorista;
  • Maior rapidez e eficiência no embarque e desembarque de cargas;
  • Fornece relatórios gerenciais de tempo de espera, entre outros (ON-LINE);
  • Elimina o uso de microfone e alto-falante;
  • Elimina a necessidade de um funcionário para acionar os motoristas;
  • Identifica geolocalização do veículo estacionado e locais vagos;
  • Informa quais veículos estão fora de uso, em manutenção;
  • Controle de volumetria e custo: saiba qual o veículo apropriado para cada tipo de entrega.PUBLICIDADE

 

2- Monitoramento da Gestão de Entrega

 

Monitorar qualquer entrega, sabendo em tempo real problemas como: Extravios, atrasos, avarias, lacre violado, temperatura do baú fora do padrão, entre outros. Um bom sistema permite que se tenha todas essas informações, entre tantas outras, reduzindo os custos, perdas, e aumentando a produtividade da empresa.

 

Principais benefícios:

 

  • Entregas por mobilidade (Celular ou Tablet);
  • Ocorrências nos pontos de entrega customizáveis;
  • Assinatura do recebedor na tela do celular/tablet;
  • Confirmação de entrega de volumes por leitura de código de barras;
  • Fotografia do local, de avarias, de canhotos, ou qualquer necessidade de ocorrências;
  • Envio de novas coletas durante o trajeto e para o veículo mais próximo;
  • Controle de km/h, paradas, trajetos, pernoite, cerca eletrônica e alertas configuráveis;
  • Tracking do trajeto do veículo por GPS, podendo ser comparado com o roteirizador;
  • Logística reversa (acompanhe tudo que está sendo embarcado para devolução).

 

3- Manutenção de Frotas

 

Em uma operação de logística o custo de ter a frota parada é muito alto. É fundamental para gestão ter indicadores e alertas que assegurem que o veículo faça suas mais diversas manutenções periódicas na hora certa, como: rodízio de pneus, troca de óleo, controle de consumo. Você customiza livremente.

 

Principais benefícios:

 

Alertas prévios para manutenção preventiva de qualquer item (de troca de óleo a rodízio de pneus); A qualquer momento de uma entrega, o motorista poderá alertar para uma necessidade de manutenção ou sinalizar pequenas ou grandes avarias no percurso; Módulo adicional opcional para controle de peças, alçada de liberação e cotação de compra;

 

 

4- Gestão de Equipe

 

O controle das várias etapas gera um aumento de produtividade e redução dos custos de entrega.

  • Controle de horas extras, parada não autorizada, pernoite e intervalos;
  • Velocidade média que o veículo está trafegando;
  • Controle da equipe que está fazendo a entrega (motorista e ajudantes);
  • Controle de multas, avarias e acidentes, vinculados ao motorista (histórico completo);
  • Controle de trajeto e cerca eletrônica da entrega;
  • Histórico de ocorrências vinculado ao motorista (avarias de entrega, falta de volumes…);
  • Controle e alertas para o Check-in e Check-out de cada entrega (início e término previsto);

Através de um painel de controle totalmente customizável e leve que permite acompanhar em tempo real, a performance e problemas da frota, entregas e equipe. Relatórios analítico e sintético darão detalhes que poderão auxiliar no controle e sinalizar oportunidades de melhoria na operação. Em nossas pesquisas nos deparamos uma empresa que nos auxiliou no tratamento destas informações e que pudesse fazer uma gestão inteligente de toda operação logística: a Central System, uma empresa capaz de transformar dados em resultados. Conhecendo um pouco mais sobre o “know-how” da Central System, foi possível observar que, está consolidada no mercado desde 2012, trabalhando com empresas dos mais variados segmentos e tamanhos de mercado. De acordo com o CEO da Central System, Eduardo Augusto, a adesão ao sistema de gerenciamento de transportes (TMS), tem como objetivo, motivar o crescimento exponencial das empresas, oferecendo uma vantagem competitiva no mercado. “Nossa ferramenta é completa e as empresas de transporte que utilizam o nosso TMS, estão sempre um passo à frente para o aumento de produtividade e lucro”, enfatiza. Segundo ele, o TMS funciona de maneira on-line e off-line e possui sistema web e mobile (Celular ou Tablet) a um clique de alcance. Entre outras funcionalidades, a ferramenta também permite: monitorar sua entrega sabendo em tempo real problemas como extravios, atrasos, avarias, lacre violado, logística reversa e temperatura do baú fora do padrão. Gestão de equipe através do acompanhamento de horas extras e multas. Controle de estoque de peças, licitação de compra e alçada de liberação, controle e conferência de carga, rentabilidade, validação com nota fiscal de terceiros, gráficos e relatórios customizáveis, controle de consumo, controle preventivo e inspeção, controle de pátio através da ordem e posição do veículo e agenda de doca em caso de caminhão. “Um dos diferenciais da Central System é, oferecer aos seus clientes o máximo controle e a administração de todo o processo. Além disso, uma ferramenta eficiente de controle de frota gera ganhos representativos nas operações logísticas, além de aumentar a eficiência e rapidez, permitindo que haja planejamento para ajustar e identificar melhorias na operação”, finaliza. Os clientes da Central System são contemplados com excelência no atendimento e na prestação de serviços de Troca estruturada de dados, Rastreamento, Segurança, Automação e outros serviços que são prestados, tudo isso on-line, em tempo real.