Uma empresa não se estabelece sem cumprir suas demandas, sejam elas internas (de funcionários e colaboradores) ou externas (clientes, consumidores e parceiros). Sabendo que uma influencia diretamente na outra, este post se concentrará em um dos setores que faz as demandas de dentro e de fora convergirem de maneira prática: o estoque. Através dele, pode-se conhecer o real funcionamento de um negócio e medir a recepção do produto frente ao mercado.

No entanto, o controle do estoque não é tarefa simples, uma vez que exige atenção por parte da gestão a todos os passos percorridos pelos produtos, desde o armazenamento em espaço físico, suas entradas e saídas, distribuição por filiais (se for o caso) e indicadores de pedidos, desperdício, perdas, desvios e roubos, etc.

Nota-se que é um trabalho que envolve uma meticulosa análise de dados. Mas que, estando em dia, pode ser um grande aliado da gestão, porque, assim, ela conhecerá melhor a sua performance de venda nos PDVs (pontos de venda) e poderá planejar ações estratégicas que potencializem a posição da sua empresa nos rankings mercadológicos. Além também de reduzir custos e otimizar as locações utilizadas pela companhia.

Esta questão complica quando há negligência no monitoramento do estoque, e isto pode gerar problemas como o excesso e a falta. Quando há excesso de produtos parados, significa que pode haver também dinheiro parado no caixa. Capital que não gira, não volta. Muitos produtos “encalhados” podem traduzir descontrole. Quando o que acontece é a falta no estoque, as demandas dos consumidores deixam de ser atendidas. Com isso, a percepção deles sobre sua marca pode ficar afetada. E não existe executivo em ascensão que queira seu nome esquecido no mercado.

 

Prevendo demandas.

 

Para executar uma previsão assertiva das demandas, umas das principais realizações do controle é agregar os dados necessários para que haja uma precisa análise de informações. De posse destes índices, é possível trafegar entre os diversos setores envolvidos no processo de forma objetiva e eficaz, integrá-los e evitar ruídos e desperdícios.

A utilização de softwares de gestão, além de altamente recomendada, é uma prática que vem sendo adotada pelos negócios que querem se manter dinâmicos e fazer subir seus lucros e sua posição no mercado. Porque o bom controle de dados possibilita um melhor planejamento, que é essencial para a saúde financeira de qualquer serviço prestado ou produto vendido.

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