As redes de supermercados têm precisado se manter atentas. A tecnologia que permeia o novo perfil dos consumidores está afetando também esse nicho. Não se trata apenas da implementação de serviços de delivery para atender as demandas dos fregueses que desejam conforto, segurança e otimização de tempo.

Para além disso, os operações de logística sempre foram importantes nas operações comerciais, inclusive nas dos supermercados. E, da mesma forma, sempre impactaram as vendas, porque, se não existe produto para ser reposto no estoque, o freguês vai procurar em outro estabelecimento.

A Central System, desenvolvedora de aplicativos de gestão no Rio de Janeiro, mostra o porquê é fundamental as cadeias de supermercado se valerem das tecnologias mais inovadoras para modernizarem seus processos logísticos.

 

Tecnologia para supermercados

A quantidade de alguns produtos-chave de sua rede de mercados está no fim. Existem alguns nas prateleiras e nada no estoque. Então, é preciso pensar naquela tradicional cadeia de rotinas: planejar a demanda; processar os pedidos e programá-los; receber e conferir os produtos; armazená-los e manusear até o ponto de venda para repor as faltas.

Se sua empresa ainda faz isso analogicamente, ou seja, por meio de formulários de papel e dependendo de uma comunicação ponto a ponto por telefone ou pessoalmente, então está perdendo tempo e dinheiro. A demora deste tipo de processo pode custar vendas valiosas e levar seus consumidores até o mercado concorrente, porque ele provavelmente já usa tecnologia em suas operações.

É extremamente necessário pensar em uma logística integrada, gerenciada por aplicativos de gestão. Esta é a maneira mais eficaz de tornar seu processo mais produtivo, mais rentável e menos sujeito a erros e à demora nas reposições.

Caso seu supermercado tivesse uma plataforma que integrasse todas as etapas, uma comunicação em tempo real entre os colaboradores iria suprir de maneira rápida e fácil estas demandas de logística a um clique.

Às vezes, é possível que se tenha o pensamento de que a tecnologia é só para os grandes. E é justamente este tipo de mentalidade que faz mercados serem reduzidos a quitandas e, muito provavelmente, falirem.

 

Tecnologia em logística que integra a comunicação entre colaboradores

Implementar uma logística integrada em supermercados é proporcionar aos diversos setores da cadeia de rotinas uma gerência estratégica. Isso significa que dos fornecedores até o momento da venda dos produtos é preciso que haja um alinhamento na comunicação para um melhor compartilhamento de informações entre os diferentes colaboradores envolvidos nas etapas.

E é claro que este tipo de estratégia leva ao ganho de eficiência e ao aumento de resultados.

Vamos lá: um repositor acaba de perceber que vai faltar produto na prateleira. O que é mais rápido? Ele preencher um formulário para, depois que terminar a inspeção de todos os setores, passar para os responsáveis pelo estoque e pela venda ou ele clicar em um botão e essa informação chegar até os responsáveis instantaneamente?

A pergunta é retórica e isso pode até parecer um luxo. Mas não é. O tempo que o repositor leva para fazer sua checagem pode ser crucial para que não haja falta do produto no momento em que o cliente procura por ele.

O compartilhamento de informações em tempo real evita que outros setores tomem decisões baseadas em dados defasados, ou seja, uma comunicação integrada, feita por meio de aplicativos de gestão, evita erros nas decisões estratégicas.

Se você quer ter maior controle sobre as operações de seu supermercado para aumentar a eficiência das equipes que trabalham interna e externamente, sem dúvida precisa se adaptar aos novos tempos. E os aplicativos de gestão de logística e de equipe externa da Central System estão aqui para ajudar o seu negócio.

Através deles, é possível melhorar sua estrutura organizacional, para que não haja tarefas repetidas ou refeitas. Com isso, sua força de trabalho ganha em produtividade, porque o tempo dela é valorizado e ela ganha mais autonomia para melhorar sua relação com clientes e fornecedores. E isso significa vantagem competitiva.

Não espere mais para aderir à tecnologia e tornar o processo operacional de seu mercado ou supermercado mais inteligente. Vem para Central System. Acesse nosso site.