Estar adaptado aos novos tempos não significa trazer a tecnologia para dentro das atividades que se executa. Significa estar sempre atualizado às novas possibilidades que o desenvolvimento dos recursos proporciona para as nossas rotinas. Por isso, para as empresas, acompanhar as mudanças tecnológicas é uma necessidade.
A cada dia o mercado aparece renovado. Não só a tecnologia muda rapidamente, deixando materiais e dispositivos obsoletos. As demandas dos clientes, o encurtamento das distâncias e as questões logísticas podem mudar em um piscar de olhos. É preciso estar sempre atento às tendências, para que sua gestão seja capaz de um planejamento estratégico moderno e inovador.
As empresas que adotam modelos antigos e agem de maneira trivial com seus consumidores não se mantém fortes, e correm o risco de, na melhor das hipóteses, estagnar. Quantos empreendimentos abriram falência ou desapareceram com a mesma rapidez que surgiram?
Isso acontece porque estas companhias não estavam preparadas para acompanhar as novidades que norteiam todos os setores de uma atividade comercial. Com uma mentalidade adolescente, elas não souberam lidar com a quantidade de informações que não param de aparecer. E esta é uma das principais características do mercado atual: muitas informações. Uma das características das empresas que não conseguem se manter de pé é não saber aproveitar as oportunidades que podem expandir seus negócios, por resistência ou costume.
A expressão que diz para não mexer em time que está ganhando serve para um contexto sem riscos, onde o acesso à informação é limitado. Na era digital, esta não é a realidade. Analisar dados correta e eficientemente é uma vantagem competitiva que alavanca sua empresa frente à concorrência. É aí, dentro de uma estratégia adequada, que erros podem ser previstos ou reduzidos, que a comunicação se torna mais clara, que o tempo é otimizado e que os recursos são melhor aproveitados. Seu público, de colaboradores a clientes, quer soluções criativas. Se você não cumpre as expectativas, pode ser passado para trás.
Para se manter sempre atualizado, procure ouvir o seu cliente. Além de ele expor, sem custos, o que a concorrência anda fazendo, por meio das redes sociais, eles também representam uma ótima fonte de informações sobre as novas tendências, porque, em geral, estão sempre antenados em novidades. Eles podem ser um ótimo indicador do que está faltando para sua empresa expandir e fornecem caminhos para novos mercados.
Outra atitude que pode ajudar sua companhia a estar sempre inovando é fazer constantes pesquisas de mercado. Assim, ela não deixará passar a oportunidade que o surgimento de uma nova ferramenta pode representar. Uma boa dica que pode estimular esse estudo mercadológico é acompanhar publicações especializadas. Com a quantidade de blogs, e-books, vídeos e outras publicações eletrônicas, não é muito difícil começar uma pesquisa.
Por fim, mas não menos importante, caso sua empresa ainda não saiba como agir no mundo digital, procure ou acompanhe especialistas. Eles podem indicar as melhores soluções, capazes de reconfigurar a atuação de sua empresa, levando-a a aumentar seus parâmetros de qualidade, o que, invariavelmente, aumenta seus resultados e os lucros estimados.
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